Passei o feriado em Vichy. Sem conotações ideológicas, por favor!
A minha primeira incursão pela região da Auvergne foi por turismo e repouso. Vichy foi a minha base e uma surpresa muito agradável.
A diferença entre Vichy e as estâncias brasileiras é o grau de sofisticação, afinal por lá passaram nobres e poderosos, especialmente aqueles ligados a Napoleão III. Foi este que solicitou a reforma da cidade, ao mesmo tempo que Haussmann remodelava Paris. Jardins, chalets e prédios suntuosos enriqueceram a cidade das águas milagrosas.
Nos posts seguintes, fotos de Vichy e de outros locais da Auvergne. O melhor de tudo foi passear pelos parques de Vichy, visitar os chalets e correr às margens do Allier.
Fotos: Acima, uma extremidade do parque Napoleão III, com o Aillier ao fundo. Abaixo, a tradicional fonte dos Celestinos.
Você esteve em Gergóvia? E Alésia, encontrou?
ReplyDeletePassei ao lado de Gergóvia durante esta viagem (Clermont Ferrand).
ReplyDeleteQuanto a Alésia, devo ter passado inúmeras vezes nessas minhas incursões pela Borgonha. O local exato é desconhecido. Por enquanto, a cidade de Alise-Sainte-Reine é a primeira hipótese.
Como o vinho de Borgonha já era conhecido, fica a dúvida: Na véspera da batalha, quem teria bebido mais, Júlio César ou Vercingetorix? Santé!