Entre as pérolas do Wikileaks, chama atenção a brilhante conclusão de um diplomata americano sobre a imensa investida chinesa na África. "A China não está na África por razões altruísticas", afirmou o gênio da política internacional. Será que eu e os caríssimos leitores deste blog teremos algum dia tamanha lucidez?
Talvez tudo não passe de um engano. O cara pode ser um tremendo gozador, ironizando os seus superiores da diplomacia americana. Como defende uma teoria conspiratória recente, o Wikileaks pode fazer parte de uma grande encenação.
Ainda resta-nos uma terceira hipótese. O tal diplomata não é nem gênio nem gozador, mas um simples burocrata contaminado pela arrogância que impregna qualquer superpotência econômica e militar. Simples assim: O imperialismo ocidental é bom. O oriental é ruim.
Foto: Ainda em Autun, a misteriosa pedra de Couhard, resto de uma pirâmide romana do primeiro século.
Se você pinça uma frase assim fora de contexto, pode provar qualquer coisa. O fato é que os cables que vazaram mostram que Secretary Clinton está muito bem assessorada. Muitos chanceleres e presidentes no mundo deviam ignorar o que seus embaixadores falam, e ler o Economist toda semana. Ela não precisa.
ReplyDeleteNo post anterior, eu reconheci que os cables retratam o bom senso.
ReplyDeleteCom relação a sentença que inspirou este post, acho que o cara pisou na bola, mesmo com alguma distorção devido ao contexto. Ninguém é perfeito!