Thursday, February 19, 2009

Explosão 1

Comentei sobre a greve geral em Guadalupe há alguns dias. Disse que o Sarkô daria conta do problema. Nós erramos! Ele ignorou o assunto. E eu não esperava que ele fosse deixá-lo de lado.

Agora, a situação é explosiva. A greve virou pancadaria e tomou ares de guerra civil. A Guadalupe poderia ser uma República de Bananas como a maioria dos seus vizinhos. Há apenas um pequeno (e ao mesmo tempo imenso) detalhe. Guadalupe é parte da França e a colônia pode contaminar a metrópole.

Sarkô acordou tarde, mas ainda acredito que ele possa consertar os problemas que assolam o domínio francês na América Central, que não são tão diferentes do resto do planeta. De qualquer maneira, ignorar colônias continua sendo a prática no século XXI.

O mais grave é que a crise transforma o mundo num barril de pólvora. Milhões de desempregados estão por aí. A Europa tinha polos de estagnação mesmo antes da crise. Qualquer incidente pode ser usado politicamente para canalizar as insatisfações populares e causar uma comoção incontrolável. Não é hora de se acender fósforos, mas de jogar panos quentes.


Foto: Domingo, visitando a cidade medieval de Crémieu (Departamento de Isère), encontrei um interessante automóvel estacionado: Um velho Citroën, a altura da cidade.

No comments: