Monday, May 4, 2009

Vichy

Passei o feriado em Vichy. Sem conotações ideológicas, por favor! 

A minha primeira incursão pela região da Auvergne foi por turismo e repouso. Vichy foi a minha base e uma surpresa muito agradável. 

A diferença entre Vichy e as estâncias brasileiras é o grau de sofisticação, afinal por lá passaram nobres e poderosos, especialmente aqueles ligados a Napoleão III. Foi este que solicitou a reforma da cidade, ao mesmo tempo que Haussmann remodelava Paris. Jardins, chalets e prédios suntuosos enriqueceram a cidade das águas milagrosas.

Nos posts seguintes, fotos de Vichy e de outros locais da Auvergne. O melhor de tudo foi passear pelos parques de Vichy, visitar os chalets e correr às margens do Allier. 


Fotos: Acima, uma extremidade do parque Napoleão III, com o Aillier ao fundo. Abaixo, a tradicional fonte dos Celestinos.




2 comments:

Felipe Pait said...

Você esteve em Gergóvia? E Alésia, encontrou?

fbirman said...

Passei ao lado de Gergóvia durante esta viagem (Clermont Ferrand).

Quanto a Alésia, devo ter passado inúmeras vezes nessas minhas incursões pela Borgonha. O local exato é desconhecido. Por enquanto, a cidade de Alise-Sainte-Reine é a primeira hipótese.

Como o vinho de Borgonha já era conhecido, fica a dúvida: Na véspera da batalha, quem teria bebido mais, Júlio César ou Vercingetorix? Santé!