Wednesday, November 18, 2009

Sushina

Os restaurantes japoneses estão em todos os lugares. São Paulo tem o privilégio de contar com uma vasta comunidade de origem nipônica. Sorte! Pois entre as centenas de restaurantes, existem alguns excepcionais. Já na França, a história é diferente.

A oferta de comida oriental sempre foi bem mais variada por aqui. Até pouco tempo, havia uma distribuição equilibrada de japoneses, chineses, vietnamitas, coreanos, tailandeses, cambojanos, etc. Era assim até a vigilância sanitária apertar o cerco. Um sem número de restaurantes foram fechados e quase todos japoneses se salvaram.

Para os antigos proprietários, a solução foi reabrir seus estabelecimentos adotando a prestigiada gastronomia japonesa. Eles aprenderam a lição. A cozinha está mais limpa. O cenário é bem japonês, mas os funcionários são todos "made in China".


Foto: Típica cidade normanda, Avranches guarda os manuscritos da Abadia do Monte Saint Michel. A foto foi tirada do museu que abriga estes documentos, de onde também se avista o monte.

No comments: