As notícias da Tour de France começam a ocupar o espaço deixado pelo futebol. Todo mês de julho é assim. A mais famosa prova do ciclismo é um grande evento, atraindo multidões para as cidades do interior francês, onde passam os ciclistas.
Os escândalos sucessivos de doping mancharam a Tour. A briga nos bastidores em torno do controle do doping continua a todo vapor. A prova de 2009 foi muito tranquila graças à "tolerância" dos fiscais e não a uma revolução ética no esporte.
O lendário norte-americano Lance Armstrong, vencedor de 1999 a 2005, diz que o ciclismo é perseguido, pois em todos os esportes há trapaça. Diga-se de passagem, há inúmeras evidências e denúncias envolvendo Armstrong, um verdadeiro campeão na busca de novas formas de doping e na arte de se escapar do seu controle. Um ex-companheiro de equipe declarou que os atletas fazem até transfusões de sangue para fugir do flagrante. Inclusive Armstrong.
Por essas e outras, é melhor assistir Futebol. Mesmo com juiz roubando, soa mais honesto. Ou então, fazer como milhões de pessoas, que assistem à Tour de France, apenas para ver o seu belo cenário.
Foto: Casas de Kaysersberg às margens do Weiss.
1 comment:
De fato. Roubar no futebol é mais difícil, e menos escondido - erro do juiz mesmo quando proposital faz parte do jogo.
Post a Comment