Monday, December 8, 2008

Fête des Lumières de Lyon I


A "fête des lumières" é uma das grandes atrações de Lyon. De 5 a 8 de dezembro, centenas de milhares de turistas invadem as noites geladas da cidade para apreciar os monumentos coloridos, muita música e comida.

Os moradores de cidade vão em peso às ruas. Mais do que isso, a maioria contribui colocando velas nas suas janelas, o que somado à iluminação especialmente feita para a festa, faz de Lyon uma cidade incomparável durante o período.

A festa de aproximadamente 150 anos nasceu de uma ação voluntária da população. A inauguração da estátua da Virgem Maria da Fourvière estava prevista para 8 de setembro de 1852. Uma enchente do Saône provocou o adiamento para o dia 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição). Uma nova tempestade adiaria a sessão de fogos de artifício que iluminaria a estátua nesta data tão simbólica. Frustrada com o novo adiamento, a população providenciou velas e seguiu na direção do monumento. Nascia a festa das luzes. Daí em diante, a ênfase foi na festa e nas luzes e, naturalmente, o sentido religioso foi reduzido.

Acabei de chegar do centro da cidade e compartilho essas fotos com vocês. Na foto acima, os peixes voadores da Place des Jacobins. A seguir, a belíssima iluminação da Catedral de Saint-Jean.


No comments: