Tuesday, April 28, 2009

Enfim Maio!

Maio é o mês mais tranquilo da França. Não temos um Carnaval, mas três feriados (todos prolongados em 2009). A saber:

1 de maio - Dia do trabalho, uma data quase universal, à exceção dos EUA, local dos conflitos que deram origem ao feriado. Na França, um dia em que tudo para. Em grande parte das cidades, nem o transporte público funciona. Ou você fica em casa hibernando, ou vai às ruas protestar contra alguma coisa (sempre a mesma coisa).

8 de maio - Armistício de 1945, capitulação incondicional do III Reich. O armistício de 1918 também é celebrado (11 de novembro). A ênfase da celebração mudou com a sólida reconciliação franco-germânica, iniciada por De Gaulle. De qualquer forma, é sempre bom lembrar.

21 de maio - Ascensão, celebração cristã (data móvel). Como vocês podem perceber, apesar da sólida laicidade, a França preservou as festas cristãs como feriados. Entre abolir estas comemorações e incluir datas de outras religiões (Ramadã e Yom Kipur), a segunda alternativa é a mais provável. Isso é o que o filósofo e teólogo Sarkô chama de "laicidade positiva".


Foto: Ainda no castelo de La Clayette, Borgonha. Vista parcial do castelo, com a cidade ao fundo. Nessa área, a paisagem não é dominada pelis vinhedos, mas pelo pasto. O gado charolês, tão conhecido no mundo, é natural da própria região. La Clayette está no distrito (arrondissement) de Charolles.

No comments: