Wednesday, May 6, 2009

Egocracia 2

Duas recentes estatísticas francesas são aparentemente contraditórias. Enquanto os índices de popularidade de Sarkozy não param de cair, as primeiras pesquisas sobre a sua sucessão indicam que, se a eleição fosse hoje, ele seria reeleito.

Para explicar o aparente paradoxo, tenho alguns palpites:

- Muitos não gostam do Sarkô - o egocrata por definição - mas, ainda assim, consideram-no um político competente: Realizador, bom gestor, capaz de realizar mudanças, etc. 

- A oposição está em frangalhos. O PS continua desunido e o independente e solitário Bayrou faz um estrago considerável dividindo os votos. Coisa que nem a eleição em dois turnos resolve.

-  A crise e o descontentamento afetam todas as instituições, presidente e oposição inclusos. A pesquisa eleitoral pode apresentar maior ou menor índice de abstenção/indecisão, mas sempre um ganha.


Foto: O famoso Pavilhão Sévigné,  antiga sede do governo Pétain, para vergonha geral da nação. A origem da mansão é do século XVII. O local foi reformado e modificado ao longo do tempo. 


2 comments:

Felipe Pait said...

Competente? Realizador? Vigarista? Na hora vai ser Maluf, na hora vou de Maluf, na hora vai dar Maluf,,, Quem sabe my man, the most popular politician on Earth não arruma uma promoção?

fbirman said...

Eu já estava esquecendo do "rouba, mas faz". De qualquer forma, concordo com seu comentário.