Tuesday, May 19, 2009

Europiratas 2

Enquanto as discussões continuam em Bruxelas, os mercados de CD e DVD despencam. Pior, o mercado de música digital também estagnou. A única coisa que cresce é o segmento dos downloads pelo celular, porém ainda longe de compensar os demais prejuízos.

O mundo do audiovisual está em plena transformação. Leis absurdas e controles ineficazes não servirão para nada. Nem como exemplo.  Vamos migrar para um novo modelo, com menos intermediação, mais escolhas e margens menores. 

A indústria da mídia está desesperada. Os autores estão divididos. Enquanto uma parte ainda luta pelos próprios lucros, muitos perceberam que o fluxo livre de conhecimento e idéias só pode ser bom para a humanidade.   


A propósito, eu sou um dos dinossauros remanescentes, daqueles que pagam por tudo que assistem ou escutam. Meus MP3 foram convertidos dos meus CDs. Mesmo não tendo o hábito de andar com iPod para cima e para baixo, tais arquivos são especialmente úteis nas viagens de carro, quando o GPS faz o papel de MP3 player. 



Foto: Sede do belíssimo Jardim Botânico, num dos parques de Genebra, junto ao Lago Léman. 


No comments: