O próximo 29 de outubro marca os 50 anos de Asterix e sua turma. Além das comemorações habituais, como a incrível homenagem da esquadrilha da fumaça francesa (Clique aqui e veja até o fim), o mais importante para os seus fãs é o lançamento do novo álbum, o trigésimo quarto. Mesmo com o falecimento de René Goscinny em 77, Albert Uderzo continuou a obra. Goscinny era o autor do texto e Uderzo, o desenhista.
Em se tratando de Asterix, as centenas de milhões de álbuns vendidos não são o aspecto mais notável. A criação de Goscinny e Uderzo marcou algumas gerações. As referências à resistência gaulesa face aos romanos, tão frequentes aqui na França, foram certamente reforçadas pelo personagem símbolo nacional. O texto de Goscinny é brilhante e emprestou inúmeras expressões à linguagem corrente. Goscinny também contribuiu na criação de outros ícones da cultura francesa como: Petit Nicolas, Lucky-Luke, Iznogoud, entre outros.
Imagino que vocês certamente encontrarão algumas matérias na imprensa brasileira. Termino o post por aqui, antes que o céu caia sobre as nossas cabeças!
Alguns links:
Foto: Diante da Abadia dos Homens, as ruínas da igreja de Saint-Étienne-le-Vieux, em Caen, Normandia.
No comments:
Post a Comment