Monday, October 26, 2009

50 anos de Asterix


O próximo‭ ‬29‭ ‬de outubro marca os‭ ‬50‭ ‬anos de Asterix e sua turma.‭ ‬Além das comemorações habituais,‭ ‬como a incrível homenagem da esquadrilha da fumaça francesa‭ (‬Clique aqui e veja até o fim‭)‬,‭ o mais importante para os seus fãs ‬é o lançamento do novo álbum, o trigésimo quarto.‭ ‬Mesmo com o falecimento de René Goscinny em‭ ‬77,‭ ‬Albert Uderzo continuou a obra.‭ ‬Goscinny era o autor do texto e Uderzo,‭ ‬o desenhista.‭

Em se tratando de Asterix, as centenas de milhões de álbuns vendidos não são o aspecto mais notável. A criação de Goscinny e Uderzo marcou algumas gerações. As referências à resistência gaulesa face aos romanos, tão frequentes aqui na França, foram certamente reforçadas pelo personagem símbolo nacional. O texto de Goscinny é brilhante e emprestou inúmeras expressões à linguagem corrente. Goscinny também contribuiu na criação de outros ícones da cultura francesa como: Petit Nicolas,‭ ‬Lucky-Luke,‭ ‬Iznogoud, entre outros.

Imagino que vocês certamente encontrarão algumas matérias na imprensa brasileira.‭ ‬Termino o post por aqui,‭ ‬antes que o céu caia sobre as nossas cabeças!

Alguns links:


Foto: Diante da Abadia dos Homens, as ruínas da igreja de Saint-Étienne-le-Vieux, em Caen, Normandia.

No comments: