Wednesday, July 29, 2009

Inclusão digital

O novo guia de comportamento digital da Wired (edição de Agosto 2009) trouxe finalmente aquela desculpa que precisávamos para usar o celular, Blackberry ou Iphone na frente dos outros. Num mundo em que os relacionamentos virtuais são tão valorizados quanto os reais, quem está do outro lado da linha também merece nossa atenção.

Imaginem-se numa roda de amigos. Não seria simpático incluir aqueles que não estejam presentes? Os mais jovens fazem menor distinção entre os relacionamentos reais e virtuais e, portanto, são mais abertos a tal prática. Vale ressaltar que, em determinadas circunstâncias, este novo comportamento é absolutamente desaconselhável.

E por se falar em inclusão, o comportamento mais arrojado é abrir a sua rede wifi para o próximo. Toda aquela banda larga só para uma família? Quanto egoísmo! Quem sabe você não possa ajudar um vizinho em dificuldades, um estudante que passe pela rua, etc. Somos ou não somos a favor da inclusão digital? A propósito, se você concordar, deixe o seu endereço nos comentários deste post ;-)


Foto: Marienplatz, no centro histórico de Munique, em dia de festa.

1 comment:

Felipe Pait said...

Concordo. Por isso tentei instalar o modem Fon, que monta uma rede sem fio aberta e outra fechada, para compartilhar a banda sem comprometer a segurança. Infelizmente não funcionou.... tive problemas com a configuração do hardware.... pena, parecia uma ótima ideia, se algum Fonero teve uma boa experiência me conte.