Tuesday, August 25, 2009

Crônica toscana 1

Não dá para reclamar do tempo na Itália neste verão. Sol brilhando todos os dias e termômetro batendo nos 38 graus todas as tardes. Eu acho até demais! Não é à toa que desembarquei na Normandia, com um clima bem mais ameno, para terminar as férias de cinco semanas, no melhor estilo francês.

A temporada na Toscana foi excelente. A viagem teve três pernas: Primeira etapa em Florença, para conhecer com calma o seu patrimônio cultural. A segunda parte foi numa villa afastada, mas ainda na região de Florença. A proposta foi ficar mais próximo de lugares como Chianti e Sienna e ter algum descanso. A villa funciona como um hotel-château francês, ou seja, é uma celebração enogastronômica (modo delicado de se dizer outra coisa). A terceira etapa foi junto ao mar, com base em Livorno, para se conhecer cidades como Lucca e Pisa, por exemplo.

Enfim, apesar de ser altíssima temporada, foi tranquilo. Se eu fosse sair do Brasil, não aconselharia agosto. Morando aqui na Europa, é inevitável. Garantia de tempo bom (fotos com céu azul) e por ser um mês em que tudo está preparado para férias mesmo. Além do mais, não dá para ficar em Lyon, onde as temperaturas chegam facilmente à casa dos 40 graus no verão.


Fotos: Cartão postal principal de Florença: Ponte Vecchio, uma ponte do século XIV sobre o Rio Arno. Esta substituiu a original romana destruída dois séculos antes. O charme são as lojinhas em ambos os lados da ponte, mostrada pela suas faces leste e oeste.





No comments: