Sunday, August 22, 2010

Boulangerie

A panificação francesa já recebeu um post neste blog. Escrevi que a venda de sanduíches de baguete supera o Mc Donalds local. Além do sanduíche da hora do almoço, tem aquela baguete para ser compartilhada pela família na hora do jantar.

A tradição de se levar a baguete para casa após o trabalho ainda está muito viva. Tem aqueles que fazem questão de colocá-la encaixada entre os braços. Tem outros que preferem carregá-la na pasta ou bolsa. Com o pão à altura da boca, muitos não resistem e começam a mordiscá-la ainda na rua ou no metrô.

Curiosidades à parte, a "boulangerie" é uma das marcas registradas da França. Eu e meus colegas brasileiros adoramos brioches, baguetes, croissants, etc. Com certeza, é parte da explicação do meu sobrepeso, adquirido nos últimos anos.

E por falar em boulangerie, o telejornal da TF1 - equivalente ao Jornal Nacional - fez uma matéria sobre o sucesso do empreendimento de Olivier Anquier no Brasil. Segundo eles, tão popular quanto o samba (!).


Foto: Templo de Augusto e Lívia (20-10 AC) em Vienne, no Departamento de Isère. A cidade é famosa pelo seu festival de Jazz anual, que se realiza no teatro romano.

1 comment:

Unknown said...

E apesar de ter visto os bastidores das boulangeries... eu AMO as baguetes e croissants.