Saturday, September 24, 2011

FIFA bugs


Tudo o que leva o nome da FIFA tem sido motivo de piada, até mesmo o jogo eletrônico "FIFA 2012". A versão de demonstração que circula por aí apresenta alguns bugs incríveis. Veja o vídeo:


O jogo concorrente "PES" (Pro Evolution Soccer), na sua versão 2012, não fica atrás, com uma safra de bugs comparáveis. Veja o vídeo:


Enquanto os bugs do FIFA devem-se, em grande parte, a um sofisticado sistema que simula as colisões de jogadores, aqueles do PES parecem mais banais, ligados a posicionamento. De qualquer forma, ambos os jogos têm um nível de realismo muito distante dos primeiros jogos que conhecemos na juventude, como o Atari (1983):


Os games mais modernos têm os seus méritos. Aproveitando-se do poder computacional dos novos consoles, computadores e dispositivos portáteis, eles são programas de simulação extremamente sofisticados. Teria sido mais simples apelar para "jogadas ensaiadas", limitações na movimentação dos jogadores ou situações pré-gravadas. Mas, não, ao contrário dos cartolas, os jogos não apelam para a enganação. A proposta é deixar acontecer, ou seja, as jogadas, os dribles, as colisões e a trajetória da bola são calculados em tempo real. Pensando em informática, é uma senhora ambição. E quanto mais avançamos, mais exigente ficamos. Que venham os bugs!

No comments: