Sunday, June 2, 2013

Viajantes


Com brasileiros viajando pelos quatro cantos do mundo, não é raro que me peçam sugestões para suas férias europeias. Tenho ajudado vários amigos com muito prazer. Às vezes, uso as fotos que ilustam este blog como apoio.

Entre as inúmeras consultas, especialmente sobre a França, uma das mais recorrentes é sobre os campos de lavanda. Já decepcionei muitos, informando que não adianta visitá-los em abril, maio ou setembro, pois quebrarão a cara. Lavanda é só de 15 de junho a 15 de agosto!

Em 2007, cheguei a um dos mais fantásticos cartões postais da França, a abadia de Sénanque, dia 16 de agosto. Tarde demais. Por sorte, já havia visitado outros campos de lavanda, até mais fotogênicos. Voltei à abadia em 2010.

Sempre conectado e com os guias Michelin, errei pouco na França. Na Itália, foi pior. Algumas  atrações merecem reserva ou compra de ingresso antecipada. Por exemplo, a Galleria degli Uffizi em Florença e a Igreja Santa Maria delle Grazie ("A última ceia" de Leonardo) em Milão. Nada grave. Quebrei a cara mesmo, ao chegar às vinícolas de super toscanos de Bolgheri e descobrir que fecham para visitas em agosto :(

De uma forma geral, a minha experiência de turista tem sido ótima. Mesmo quem não quer a coleção dos guias Michelin, tem a Web inteira para evitar surpresas. De qualquer modo, as surpresas de férias viram sempre boas histórias para serem contadas.


Foto: Mais uma do Château de Vincennes, em Paris.

No comments: