Thursday, December 11, 2008

Ilha da fantasia 1

Acompanhei as recentes turbulências na Índia e Tailândia "de perto", pois estava em viagem por Cingapura e Indonésia.

Cingapura é um dos lugares mais prósperos do mundo, situado entre Malásia, Indonésia e Tailândia, países nada prósperos e mergulhados em conflitos, que podem a qualquer momento contaminar a pequena e feliz Cingapura.

Em pouco mais de 40 anos, a ilha de pobres pescadores livrou-se da Inglaterra e da Malásia e alcançou índices de desenvolvimento incomparáveis, sendo uma das maiores renda-per-capita do mundo.

A receita não é reproduzível, mas vale o exemplo. Como chave do sucesso, a sua inserção no comércio internacional, facilitando os negócios e a vida das empresas. A prosperidade econômica veio com o afluxo de recursos, a vocação de "hub" internacional e um dos portos mais importantes do mundo.

Do ponto de vista político, Cingapura é motivo de piada, com a sua pseudo-democracia (cada cientista dá um nome diferente). O regime autoritário é folclórico, com uma lista extensa de punições, desde multas até a pena capital. Como disse um motorista de taxi para um colega: "Singapore is a fine city. Everything you do, you get a fine".

Na foto acima, o casario de Chinatown. Abaixo, o prédio dos bombeiros, herança colonial.

No comments: