Tuesday, March 3, 2009

Mousetrap

Na última semana, os jornais ingleses destacaram diversas matérias sobre Agatha Christie, a célebre escritora de ficção policial. Seus mais de 80 livros foram traduzidos no mundo inteiro e bateram recordes de venda. Ela é a "Rainha do Crime". A crítica especializada costuma desqualificar suas obras. Pouco importa.

A sua igualmente famosa casa de férias em Devon foi aberta para visitação. Ela era ocupada pelos seus descendentes até pouco tempo. Sendo um lugar que testemunhou a criação de diversos sucessos - inclusive como cenário de alguns - a casa vai atrair muitos fãs.

Não é o meu caso. Eu visitei outro endereço ainda mais famoso: Baker Street 221B, o santuário do inigualável Sherlock.

Da Agatha, eu escolhi assistir à duradoura peça "The Mousetrap", em cartaz continuamente desde 1952, com algo em torno de 23500 apresentações. Na noite em que estive no Saint Martin's Theatre, a casa estava cheia. God save the Queen!


Foto: Londres e seus contrastes. Entre os dois edifícios que parecem se tocar, mais de cem anos de distância. Ambos frontais à Catedral de Westminster.

2 comments:

AA said...

Ah, que inveja de assistir The Mousetrap em Londres :-).

Agatha Christie e' na minha opiniao uma das autoras mais injustamente ridicularizadas pela critica. Seus livros continuam populares nos dias atuais, facanha que duvido va ser repetida pela maioria dos autores hoje festejados pela critica.

Pra quem nunca leu a autora, eu recomendo "The Murder of Roger Acroyd".

fbirman said...

Obrigado pelo comentário!

A hostilidade aos escritores de best-sellers é uma realidade.

Aqui na França, não pouparam nem o último Nobel, Le Clézio.

Reflexão não tão profunda: Acho que o meu blog é pouco lido por que é muito bom.