Saturday, March 14, 2009

Terra em transe 1

A reputação de Lula continua razoável na Europa. Nem é tanto pelo seu próprio mérito, pois os sinais do seu governo corrupto chegam a todo instante. Os seus colegas da Venezuela, Bolívia e Equador é que roubam a cena, mantendo a tradição das Repúblicas de Bananas que assolam as Américas.

A revista do Le Monde publicou uma extensa matéria sobre Pernambuco (9 páginas), baseada no caminho percorrido pelo Presidente. Muito bem escrita e realista. A perspectiva é européia, fala de Garanhuns e Olinda, sem qualquer deslumbramento por Porto de Galinhas ou Recife. Resta saber se algum turista francês vai aparecer no meio do sertão procurando vestígios do Château da Silva.

Corretíssimo é o imprescindível glossário para se compreender a região: Cangaceiro, cordel, coronel, frevo, maracatu, etc. Sem contar as igualmente apropriadas menções a Euclides da Cunha, Gilberto Freyre e Glauber Rocha.


Foto: Londres. Uma rua de nas proximidades da Leicester Square, área de teatro, cinema, bares, restaurantes e muita diversão.

1 comment:

Felipe Pait said...

Já falei mal do Lula, mas hoje não falo mais. É só olhar para a paralisia dos países ricos olhando para a crise. nem vou falar dos vizinhos da América do Sul, que a gente até tem sorte com o Lula. Melhor que ele, talvez o Obama, vamos ver.