Sunday, March 15, 2009

Terra em transe 2

Depois de alguns bons meses, um filme brasileiro volta às telas francesas. Trata-se de "Linha de Passe", de Walter Salles, aqui renomeado para "Une famille brésilienne". Apesar da imagem carnavalesca do Brasil, o diretor é uma das raras exceções, sendo muito respeitado. Várias pessoas lembram espontaneamente de duas grandes realizações do cineasta: "Central do Brasil" e "Diários de motocicleta" ("Carnets de voyage" por aqui).

O filme brasileiro entra numa época em que os cinemas estão repletos de boas produções, aquelas que concorreram ao Oscar. Além da boa safra anglo-americana, os primeiros meses do ano marcaram a volta de grandes nomes do cinema francês às produções locais. Entre eles, Gérard Depardieu, Sophie Marceau e Jean-Paul Belmondo.

Com tantos bons filmes, está difícil escolher. Voltaremos a falar sobre o assunto, na minha revista do cinema, ao final do semestre.

Provavelmente ficarei alguns dias em off, numa semana em Paris, com mais uma greve geral pela frente. Afinal, blogueiro também tem direito à greve!


Foto: Londres. E por falar de cinema, a estátua de Chaplin na Leicester Square.

No comments: