Monday, July 20, 2009

Conspiração

Entre as lendas urbanas mais populares, a negação da chegada à Lua em prol de uma encenação cinematográfica é uma das mais populares. Até o nome do diretor da "mise en scène" é conhecido: Stanley Kubrick. Nesse momento, quando celebramos 40 anos da conquista do nosso satélite natural, a lenda vem à tona com toda força.

A teoria conspiratória surgiu e foi disseminada dentro do próprio EUA, pois Nixon tinha problemas internos suficientes à época. Pude assistir um documentário sobre o tema recentemente e relembrar a epopéia vivida na década de 60. Desde os discursos de JFK até o dia do pouso, houve uma sequência de conquistas muito bem encadeadas. Daquele 20 de julho de 1969, ainda lembro do meu pai fotografando a tela da TV que transmitia o evento histórico.

Se fosse para fazer encenação, por que esperar tanto tempo? Por que os soviéticos - que falsificavam fatos e fotos desde 1917 - não fizeram a sua? Quem trouxe as amostras do solo lunar que circularam pelo mundo inteiro?

De qualquer forma, não se surpreendam com a quantidade de pessoas que sustentam esta teoria conspiratória. Tem coisa muito pior...



Foto: Outra tomada do Palácio de Nymphenburg (Munique). Desta vez, de uma ala lateral.

No comments: