Sunday, October 4, 2009

Normandia

A partir de hoje, as fotos da minha passagem pela Normandia no final de agosto ilustrarão os posts. Não posso dizer que foi uma ótima surpresa, pois viajei com dois volumes do Guia Michelin sobre a região. Sabia que tinha muita coisa para visitar.

A França possui duas regiões que compõem a Normandia histórica: Alta e Baixa Normandia. Com poucas exceções, minha viagem concentrou-se nos departamentos de Calvados (Baixa) e Sena Marítimo (Alta).

Um dos meus desejos era fazer o circuito do desembarque da Normandia, um evento histórico ímpar. Este ano, Obama veio ao memorial americano celebrar os 65 anos do Dia D. Vendo o evento pela TV, pensei: Também vou!

Fiquei num hotel na célebre Omaha Beach, que concentrou o desembarque americano. O circuito do Dia D espalha-se pela costa normanda, são dezenas de pequenas atrações a serem visitadas.

Se em 6 de junho de 1944, ingleses e americanos invadiram a Normandia para salvar a França e o mundo, quase mil anos antes, foi um normando que invadiu e tomou a Inglaterra. Pois eu também fiz o circuito relativo a Guilherme, o Conquistador.

Além dos dois circuitos, castelos, praias, falésias, cidades como Honfleur, Deauville, Bayeux, Caen e, um pouco mais distante, o Monte Saint-Michel.

Na foto de abertura, com direito a uma gaivota figurante, uma das falésias de Etretat, no Canal da Mancha.

No comments: