Thursday, October 1, 2009

Penúltimas de Lyon 1

Depois da excelente temporada de primavera/verão, o destino do meu carro é ficar na garagem, de onde só sairá nos finais de semana. Lyon é assim mesmo. Morando num lugar central, posso fazer quase tudo a pé ou com uma pequena ajuda da rede de transporte público.

Ainda bem, pois se dependesse do transporte público, estaria numa fria. Eu sempre comento que as esporádicas greves francesas incomodam um pouco. Porém, este ano está de mais. Estamos na vigésima greve de transportes em Lyon. E desta vez é por prazo indeterminado!

No Brasil, a população ficaria mais revoltada. Afinal, numa cidade como São Paulo, que já vive no limite do caos, qualquer perturbação tem efeitos incontroláveis. Na França, há aqueles que se revoltam e um número impressionante de solidários às causas proletárias.

A melhor decisão que a administração de Lyon tomou já tem alguns anos. Duas das linhas do metrô operam totalmente sem funcionários: Sem bilheteria, sem piloto, sem vigilância, etc. Só tem gente na central de controle. Nessas linhas, o serviço é dez! As máquinas não organizaram nenhuma greve. Ainda.


Foto: Ainda em Millau, a velha ponte sobre o Tarn e, ao fundo, o célebre viaduto.

No comments: