Saturday, November 7, 2009

Palma de Ouro

O falecimento de Anselmo Duarte, único brasileiro agraciado com a Palma de Ouro, me inspira a fazer uma breve nota sobre o vencedor de 2009. Quem foi à mostra de cinema de SP ou RJ talvez tenha visto "A fita branca" ("Das weisse Band") de Michael Haneke, uma produção austríaca.

Pelo que entendi, o filme entrará em cartaz no Brasil no finalzinho de 2009 ou começo de 2010. Bom para vocês, meus leitores! Enquanto milhões de manés vão fazer fila para ver o filme sobre o Lula, vocês poderão assistir cinema de verdade, algo raro nos dias de hoje.

Na Europa, o filme já está no final de temporada. Eu o assisti hoje à tarde. Duas horas e meia de filme P&B, ambientado numa vila rural protestante do norte da Alemanha, tem tudo para ser chato. Ao contrário, mantendo um clima de suspense, o filme tem momentos trágicos e muito tocantes. Se contar mais, estraga. Confiem no juri do Festival de Cannes!



Foto: Falando em Alemanha, lá vai uma peça de artilharia em bom estado de conservação, como muitas que encontramos especialmente em Longues-sur-Mer. O conjunto faz parte da recepção aos aliados montada por Hitler na Normandia.

No comments: