Thursday, January 7, 2010

Vacinados

O ano de 2010 começou muito agitado por aqui. Apesar das baixíssimas temperaturas, raramente positivas, a atividade política e a pressão sobre o governo continuam altíssimas.

Depois de algumas derrotas, o governo francês começa 2010 com um daqueles escândalos típicos gauleses: Excesso de doses de vacinas contra a gripe A. Para uma população de 65 milhões, o governo comprou 94 milhões de doses. Usou apenas 5 milhões. Além disso, a França tem um terço do estoque mundial de Tamiflu.

Roche, GSK, Sanofi e Novartis agradecem. Obviamente, a brincadeira vai sair cara para o povo francês: Bilhões! Depois do vexame, resta a renegociação com os laboratórios e a possibilidade de revenda para outros países. Egito, Ucrânia e outros estão na fila.

Enfim, países desenvolvidos extremamente burocratizados e socializados também pecam. Mais por excesso do que por falta.


Foto: Ainda na Drôme, a meia hora da Universidade do Vinho, visitei o Castelo de Grignan. Local muito famoso pelas festas aristocráticas do século XVII em diante, principalmente aquelas organizadas pela Marquesa de Sévigné. O castelo original é do século XII e uma boa parte dele está em ruínas.

No comments: