Sunday, March 14, 2010

Cachorrinho morto?

Sarkô e seu partido levaram uma surra no primeiro turno das eleições regionais deste domingo.

A divisão administrativa da França é diferente da brasileira. Os equivalentes mais próximos das Regiões são os nossos Estados. Entretanto, o presidente da Região (préfet) tem muito menos poder do que um governador brasileiro, ocupando-se basicamente da educação secundária, transportes, incentivos aos negócios, pesquisa e universidades.

Vale dizer que a oposição já controlava quase todas as Regiões, portanto a derrota governista é relativa. Levando-se em conta o gigantesco índice de abstenção, a única conclusão plausível é que Sarkô está debilitado e chifrado. Porém, ainda não está morto. Se a oposição não se unir em torno de um nome, ele se reelegerá com facilidade.

Percebi que alguns sites brasileiros comentam os relacionamentos extraconjugais de Nicolas e Carla. Os casos fazem mais barulho nos jornais sensacionalistas da Inglaterra do que na França. Estou convencido de que a equipe do Eliseu tinha um plano preparado. Assim que Carla Bruni pulasse a cerca, seria disparado um boato envolvendo o Presidente e uma assessora próxima. O Presidente prefere passar a mensagem de crise conjugal a ser visto como corno manso.


Foto: A última foto da Normandia, com mais uma tomada das falésias de Etretat.

No comments: