Saturday, May 8, 2010

Kebab Mall

Em São Paulo, existem diversos shopping centers que eu não conheço. Pelo jeito, se prolongar a expatriação, a lista vai ficar cada vez maior. Esse risco não existe em Lyon, que possui apenas um, o centro comercial da Part-Dieu, o maior shopping europeu em centro de cidade. Alguns colegas o chamam carinhosamente de Kebab Mall. Sem maiores explicações.

Shopping center na França é coisa de um certo mau gosto. Algo para emergências. Esse conceito paulistano de shopping de luxo não pegou por aqui. Afinal, luxo mesmo é passear pelas ruas de Lyon ou Paris. As lojas de rua são muito mais prestigiadas.

Eu já não gosto das praças de alimentação dos shoppings paulistanos. Aqui, nem precisa de praça. O povo senta em qualquer lugar para devorar baguetes compradas em quiosques. Não recomendo passear num shopping francês num sábado após o meio-dia.

Outra diferença básica é a densidade. Os corredores são muito mais lotados do que os paulistanos. Passear tranquilamente apreciando-se as vitrines é impraticável. Considero o Kebab Mall mais apertado e cheio que qualquer um dos shoppings brasileiros que conheço. Esta semana, soube que a sua administração quer aumentar a sua frequência ainda mais. Talvez, um passeio de metrô será melhor do que o shopping, quando quisermos dar uma arejada.

Sob o aspecto social, evidentemente, os centros comerciais franceses cumprem o seu papel, pois são integrados ao transporte público, possuem lojas para todos os bolsos e assim por diante.


Foto: Duas fotos da orla de Saint-Jean-de-Luz, no País Basco francês. As casas adaptaram-se à indispensável presença do dique que protege o centro da cidade.


2 comments:

Felipe Pait said...

Shopping center no Brasil também é coisa de mau gosto. Acontece que aqui o povo copia os hábitos das pessoas da classe social inferior norte-americana. Lá as massas ignaras gostam de mall, de corrida de carro, então aqui a classe média alta copia, frequenta, e assiste. Tem sua função prática, mas é de mau gosto, na Américo do sul, do norte, ou do outro lado do Atlântico.

Unknown said...

Ah não fale assim do Centre Comercial! Afinal sempre podemos jantar no Bistro Romain - hahahha