Thursday, July 29, 2010

Adiós los toros


A Catalúnia já possui tantas glórias esportivas, que pode abrir mão das touradas. Vocês viram que a votação no parlamento catalão foi apertada. A briga é antiga, mas a tradição também.

Muitas cidades francesas e espanholas têm as touradas como pilar da vida cultural e turística. Mesmo que a opinião pública européia seja majoritariamente contrária à prática, as lideranças locais conseguem preservá-la. "Panem et circenses".

A TV francesa entrevistou alguns habitantes de Nîmes, tradicional pólo de "corridas" do sul do país. Um deles resumiu: "Sem as touradas, não somos nada". Este era o espírito da maioria das respostas. Não seria exagero comparar Nîmes sem touradas com o Rio sem as Escolas de Samba.

Os políticos da França estão divididos. Uns não sabem o que fazer para segurar a onda protetora dos animais. Outros, na melhor das hipóteses, serão seguidores. Parabéns à Catalúnia! Parabéns à Espanha por esse seu "vizinho" tão brilhante. Olé!


Foto: Mais duas fotos da Petite Venise de Colmar, Alsácia.

2 comments:

Felipe Pait said...

Proibiram touradas? Falta proibir samba: http://youtu.be/PFE2UNSu5Hs

fbirman said...

Essa veio do fundo do baú. O primeiro comentário é ótimo:

Vídeo maravilhoso, contando com a participação mais do que especial de Grande Otello e a música de Braguinha. Essa música foi entoada na goleada de 6 x1 do Brasil sobre a Espanha por cerca de 200 mil pessoas no Maraca e o Braguinha estava na arquibancada e chorou ao ouvir a torcida cantar sua música, quando um brasileiro que não o conhecia comentou: "porra, a gente dando uma tremendo chocolate e esse puto desse espanho chorando". Braguinha,morto em 2006.