Thursday, May 5, 2011

Enemy Killed in Action

A morte de Bin Laden foi merecidamente comemorada por quase todos nós. Ainda não pude ler tudo que gostaria sobre a caça ao Gerônimo, mas a operação me decepcionou pelos seguintes motivos:

1) Bin Laden foi claramente executado. Sem dúvidas, trata-se de um procedimento de exceção. A reação da comunidade não foi hostil ao assassinato, mas algumas vozes começam a se manifestar.

2) O Paquistão foi humilhado. Está certo que o jogo duplo daquele país é revoltante, mas esta ação colocou o seu povo contra os EUA e o Ocidente. Colocaram mais lenha na fogueira.

3) A operação foi tomada por muitos como golpe eleitoral. Outros, nem ainda acreditam na sua veracidade.

4) Meses e meses de espionagem antecederam a eliminação de Bin Laden. Quantas vezes o rei dos terroristas esteve na mira dos EUA e escapou? Foi tudo muito lento.


Enfim, vida de agência de inteligência é assim mesmo. A gente só sabe o que dá errado. Quero crer que a CIA tem feito muita coisa pela segurança dos EUA depois da queda da URSS. De lá para cá, o inimigo mudou, as regras do jogo mudaram.



Foto: Fim de tarde no canal de Nîmes, próximo ao Jardin de la Fontaine, onde tivemos um torneio de "pétanque", versão francesa do jogo de bochas. O mais difícil não foi acertar as bolinhas, mas aguentar o frio daquele fim de tarde.
Post a Comment