Saturday, May 28, 2011

Os aliados

A última semana política brasileira foi no mínimo marcante. Não foi inesperada, pois voltamos à vida normal da política brasileira, o bom e velho toma-lá-dá-cá. Não foi um desastre, pois não há nada irreversível. Talvez, tenha sido um desastre para a Dilma, que teve apenas cinco meses de governo. Durou pouco.

Entre o ex-presidente e os caciques do PMDB & Cia, o poder político está difuso. O sistema de governo brasileiro é mesmo inédito, mistura "EXpresidencialismo" com "praLAMENTARismo".

Dilma e o PT tomaram do próprio veneno. Pela ampla tolerância à corrupção e pela ambição de extinguir a oposição. A permanência de Palocci vai custar muito caro para o governo - ou seja, para nós. Dilma será chantageada até o final do seu mandato.

Diminuir a oposição e criar uma base aliada gigante é mera ilusão. Está claro que o governo não consegue fazer o que quer. PMDB & Cia não tem qualquer compromisso com o Brasil, apenas com seus bolsos. Cada deputado a mais na base do governo é um chantagista a mais, é mais uma mesada para se pagar ou a obrigação de se nomear um incompetente para algum cargo público.

Seria melhor para o próprio governo ter uma oposição mais viril e uma base aliada menos venal.



Foto: Mais uma tomada da bela Annecy, na Savóia

2 comments:

Felipe Pait said...

Verdade. Mas a culpa não é dos políticos. Menos ainda da Dilma. É de nós eleitores que votamos nuns bananas.

Wan said...

Pois é, somos nós o povo que não vamos para as ruas e manifestar contra estes salafrários. Tenho a impressão que o povo só se importa com o que está da porta de casa para dentro, o que estiver fora não o atinge, pura ilusão !