Thursday, April 11, 2024

Microconto

Fui o vencedor do tradicional concurso de microcontos da Wired em março de 2024. Um microconto é uma história contada em até seis palavras. Neste post, compartilho alguns comentários sobre essa incrível conquista.

Tentei o concurso de microcontos da Wired várias vezes, ciente da dificuldade de ganhar. Não basta apenas escolher seis palavras genialmente; é necessário estar em sintonia cultural e de expectativas com os jurados. No último mês de março, diante do tema smart house, enviei quatro sugestões. Após o envio, depois de um surto criativo, fiquei muito satisfeito, mesmo consciente da remota possibilidade de ser escolhido. De fato, o microconto vencedor não era o meu favorito.

O tema proposto pela Wired remeteu-me imediatamente a um conto de Robert A. Heinlein, lido há décadas, mas que permaneceu vivo em minha memória. A Casa Quadrimensional é o título do conto, que mais tarde foi incluído em uma coletânea organizada por Isaac Asimov. Sem revelar demais, o conto descreve uma aventura inusitada em uma casa que possui uma quarta dimensão espacial. Assim, a minha primeira sugestão foi: How to disable the fourth-dimensional feature?

Refletindo, percebi que isso fazia muito sentido para mim, mas se os jurados não estivessem familiarizados com a obra de Heinlein, não teria o mesmo impacto para eles. Portanto, inspirado pelas dobras espaciais do conto, criei uma versão mais atual, engraçada e nerd, que acabou sendo a grande vencedora: Our apologies! House-auto-fold is in beta.

Um dos privilégios do vencedor é ter sua obra ilustrada pela equipe da Wired (imagem deste post). O ilustrador dedicou-se bastante e capturou bem o espírito do que estava escrito. No entanto, senti que a ilustração ficou um pouco infantil em comparação com a sofisticação do conceito inicial.

Minha última sugestão, que me deixou muito satisfeito, foi: How to stop it from mining bitcoin? Achei-a pertinente e divertida, e era nela que eu apostava.

Enfim, este é o pequeno 'making of' de um microconto campeão.


 

No comments: