Sunday, December 14, 2008

Astérix e Obama 1

Nos último trimestre, enquanto eu viajava daqui para lá e de lá para cá, uma parte do mundo sucumbia. Entre tantos fatos relevantes para serem lembrados neste balanço da estação, destaco a crise econômica que se alastra pelo mundo: Estados Unidos, Europa, América Latina e Asia. Dominós caindo um atrás do outro. Muitos setores estão completamente deprimidos e a tendência é de contaminação generalizada.

Aqui na França, há uma convicção de que é preciso se buscar um novo modelo econômico. Mesmo as vozes mais liberais não contestam a necessidade de mudança. O nanico chefe da nação propôs um novo Bretton Woods, aquele histórico acordo que é a base do sistema financeiro internacional. Parece sensato, mas talvez não suficiente caso acabemos numa depressão generalizada.

Na verdade, o pequeno Sarkô quer aproveitar os seus últimos minutos de fama, pois a presidência francesa da União Européia está para terminar e o Obama vai assumir logo. Se Sarkô soube se aproveitar do vazio do fim da gestão Bush, não terá a mesma oportunidade com Obama. O anão ficará sob a sombra do negão. E olha que é uma sombra grande e escura.

Foto: Imagem às margens do Lago Paladru, departamento de Isère, a uma hora de Lyon.

No comments: