Monday, February 9, 2009

Geografia Hexagonal

O leitor já deve ter se acostumado com algumas expressões galocêntricas que tenho adotado neste blog. Pois saibam que é intencional!

O prefixo "outre" (ultra) é especialmente útil aos escritores, jornalistas e blogueiros franceses, que incorporaram várias expressões para designar outros países com base nas referências geográficas. Lembrando que o sentido original do prefixo latino ultra é além de ou do outro lado de. As expressões mais comuns são:

Alemão: "Outre-Rhin"
Americano: "Outre-Atlantique"
Britânico: "Outre-Manche"

A famosa sigla DOM-TOM refere-se aos departamentos e territórios franceses do ultramar ("outre-mer"). Menos usadas são as referências à Espanha e à Itália. Respectivamente, "outre-Pyrénées" e "outre-Alpes". Já a expressão "outre-Quiévrain" (mais culta do que as anteriores) serve como referência recíproca entre franceses e belgas (valões).

Finalmente, a própria França é citada como Hexágono, devido ao formato do país. Depois desta pequena nota de francês e geografia, parto para uma breve viagem. Volto logo!


Foto: Belo vilarejo medieval de Saint-Maurice-sur-Loire, na periferia de Roanne e às margens do Loire. Sem dúvidas, o melhor do último domingo. Prometo mais fotos.

1 comment:

Felipe Pait said...

É um pouco como um tipo de bairrismo que não é incomum no Brasil: aquele que divide o mundo em "aqui no Brasil" (ou seja, SP, RJ, e mais a cidade onde nasceu o fulano) e "lá fora" (América do Norte. Europa, e mais uns paisecos pobres que é melhor nem falar).