Sunday, March 8, 2009

Dantesco

O idioma de Victor Hugo - terrivelmente castigado pelos comedores de cuscuz - é vítima de outro ataque. Roberto Benigni (A vida é bela) chegou para a sua primeira temporada fora da Itália. Estive na estréia de "Tutto Dante", no Gran Rex de Paris.

Nunca a expressão "francês macarrônico" foi tão bem apropriada. Com seu sotaque carregadíssimo e sua gramática primária, ele castigou o francês durante quase uma hora. Ainda bem, pois essa foi a parte engraçada. A segunda hora foi uma palestra em italiano (com legenda) sobre Dante. O show termina com uma récita de um trecho da Divina Comédia.

Apesar do título do post, exagerado como o próprio Benigni, o saldo da noite foi positivo. A celebração de Dante pelo ator foi muito bem recebida na Itália. A minha preferência seria um show de humor completo com o Benigni ou uma palestra inteira sobre Dante, dada por Umberto Eco, por exemplo. Por enquanto, ficamos com este "mezzo umorista mezzo professore".

Na América Latina, Benigni fará sua exibição em Buenos Aires. Por coincidência, no Gran Rex. O nome é evidência de um passado glorioso do país vizinho. Algo muito remoto. Nem éramos nascidos.


Foto: Ultima da série de contrastes Londrino, o antigo templo abraçado pelo prédio envidraçado, nos arredores da Torre.

No comments: