Saturday, May 23, 2009

O xis da questão 1

Está decidido. Quase toda França vai continuar sem comércio aos domingos. Entre as poucas exceções, algumas áreas turísticas de Paris. Quem desperdiçaria milhões de euros trazidos por turistas perdulários? A briga entre os políticos é boa. A população continua dividida, com toda razão.

O aspecto mais evidente é que a abertura do comércio gera mais receitas, alimentando um círculo virtuoso. Pode ser verdade, ainda que muitos não acreditem. O segundo aspecto é a questão trabalhista. Regras complicadas somadas a sindicatos poderosos impossibilitam qualquer acordo. Na sociedade, há uma nítida sensação de exploração dos empregados que trabalham no domingo.

O terceiro aspecto, talvez o mais importante, é uma questão de valores. Na França, há uma leve aversão à sociedade de consumo e uma vontade de se manter um estilo de vida próprio, que tem no repouso semanal um dos seus valores mais caros.

Enfim, não abrir o comércio aos domingos parece algo atrasado. Parece, mas não é...


Foto: Vista frontal do Palácio das Nações. O movimento de carros neste e nos demais órgãos internacionais é tão grande, que se forma um congestionamento neste bairro da nem tão pacata Genebra.

2 comments:

Felipe Pait said...

Aí discordo completamente. O aspecto mais importante é que fechar o comércio fora dos "horários comerciais" dificulta a vida doméstica. Fazer as compras tem um lado fútil, outro de entretenimento subcultural, e são esses os aspectos enfatizados pelos ideólogos de esquerda e direita, mas antes de tudo é uma necessidade como sabe quem vive fora da torre de marfim. Quem não tem criança em casa dá um jeito, quem não trabalha em tempo integral não percebe a dificuldade. Mas casais com crianças e empregos tem que em conciliar todos os horários, a menos que disponham de uma armada de empregados e aparentados. Nesse sentido os Estados Unidos estão muito a frente do Brasil e da maior parte da Europa. Se bem que a Europa não é homogênea, e no Brasil as feiras livres e os shoppings endinheirados dão um jeito de driblar as leis anti-família dos políticos e sindicatos.

fbirman said...

Pait

Discorda do post ou dos franceses?

Abs
FB