Friday, May 22, 2009

Sambando com Obama

O governo de Israel não quer sambar com Obama. Netanyahou bom sujeito não é; é ruim da cabeça e doente do pé. Sem problemas, Obama fica e Netanyahou vai embora logo.

Para os amigos de Israel, é duro ver esta coalizão de direita, arrogante e autoritária, que permite o agravamento do isolamento do país. Obama e Hillary foram elegantes. Pelo menos em público.

Certas ou erradas, diversas iniciativas israelenses não possuem qualquer aprovação internacional: Os novos assentamentos, o regime imposto à faixa de Gaza, as respostas desproporcionais, etc. O forte apoio político dos EUA salvou o país de retaliações e boicotes. Qualquer país precisa de pelo menos um aliado!

Vamos torcer para que Netanyahou vá embora logo. A presidência de Obama é uma oportunidade única para algum avanço no Oriente Médio.


Foto: Vista lateral do Palácio das Nações. Além de ser a segunda sede da ONU, ele sediou a antiga Liga das Nações. Os salões da época são fantásticos. Diversas reuniões e inúmeros grupos de trabalho da ONU são sediados em Genebra. O prédio é cercado ainda por diversos organismos internacionais.

No comments: