Wednesday, June 17, 2009

Verão

Depois de alguns dias com o termômetro batendo nos 30 graus, o verão começa mesmo com a tradicionalíssima Festa da Música, quando milhares de conjuntos vão às ruas. Em quase cada esquina da França, a gente encontra alguma coisa diferente. Basta andar e escolher o seu tipo de música. Vai do popular ao clássico, passando por inúmeros convidados estrangeiros. E para comemorar o dia mais longo do ano, a festa vira a noite.

Verão é assim mesmo. São três meses de festivais por toda a parte. Tudo é aproveitado: Castelos, arenas e teatros romanos, praias, etc. A preferência pelas manifestações ao ar livre é notória e também há espaço para o teatro e a dança, entre outros.

Na região de Lyon, dois festivais concentram as atenções: Nuits de Fourvière e o Jazz em Vienne, ambos realizados na infraestrutura herdada de Roma. Eu fui conferir no ano passado e achei excepcional. Mais informações nos links: Lyon e Vienne.


Fotos: O castelo de Troja, um pouco mais afastado do centro de Praga, merece uma visita. A obra do final do século XVII é uma jóia do barroco, de inspiração italiana e francesa. Fiquei um bom tempo passeando pelos seus jardins. O seu interior é um museu. Notem na foto abaixo, o vinhedo que faz parte do complexo.



No comments: