Saturday, July 4, 2009

Revista do Cinema - S1/2009

No começo do ano, quando os termômetros travaram nos -15 graus, houve uma compensação, pois estavam em cartaz os melhores filmes do último semestre: "Slumdog Millionaire", "Gran Torino" e "Frozen River". Depois, veio o de sempre, filmes caros, bom entretenimento, mas nada marcante. Como o frio continuou, eu acabei indo ao cinema mais do que planejava.

"Slumdog Millionaire" e "Gran Torino" dispensam comentários. O primeiro chegou aqui com pinta de campeão. Já no final de 2008, a crítica rasgava elogios ao filme inglês de temática indiana consagrado pelo Oscar.

"Frozen River", "Die Welle" e "Pranzo di ferragosto" merecem ser vistos, mesmo que condenados a um ínfimo circuito de cinemas, face aos onipresentes blockbusters. São três belos filmes de 2008 que chegaram com um certo atraso. Três dramas diferentes, um americano, um alemão e um italiano. "Frozen River" chegou bem perto do Oscar, ganhou notoriedade. "Die Welle" fala sobre a experiência de um professor com um grupo de alunos em torno do tema da autocracia. Recomendo não pela realização artística em si, mas pela relevância do assunto. E "Pranzo di ferragosto" é quase uma comédia sobre um homem, que além de cuidar da sua mãe, acaba se encarregando de mais algumas idosas por um final de semana. Bem italiano.

Surpresa foi o último filme de Ken Loach, "Looking for Eric". Escalar Eric Cantona como ator foi arriscado, mas o filme é ótimo e ele não faz feio. Uma comédia excelente! O mundo do futebol é apenas um apoio para uma história de superação pessoal até comum.

Em relação à França, nada de especial. A comédia "Tellement proches" quase chegou lá. E o melhor do semestre foi o drama sobre imigração ilegal "Welcome", que trata o tema de uma forma muito original. Sem querer contar o filme, um curdo tenta chegar à Inglaterra atravessando o Canal da Mancha a nado.

A propósito, estreou no Brasil um dos filmes que destaquei em 2008, "Inimigo Público No. 1 - Instinto de Morte". Imagino que não esteja passando em muitas salas, mas é um excelente filme.

A seguir, o meu ranking. Para ir para o Internet Movie Database, basta clicar no nome do filme.


*** Slumdog Millionaire - UK/USA - Danny Boyle
*** Gran Torino - USA - Clint Eastwood

** Frozen River - USA - Courtney Hunt
** Die Welle - ALE - Dennis Gansel
** Pranzo di ferragosto - ITA - Gianni di Gregorio
** Looking for Eric - UK - Ken Loach
** 9.99 - ISR/AUS - Tatia Rosenthal
** Welcome - FRA - Philippe Lioret

* Tellement proches - FRA - Olivier Nakache
* Doubt - USA - John Patrick Shanley
* The curious case of Benjamin Button - USA - David Fincher
* Le code a changé - FRA - Danièle Thompson
* Defiance - USA - Edward Zwick
* Marley and me - USA - David Frankel
* Milk - USA - Gus Van Sant
* Coco avant Chanel - FRA - Anne Fontaine
* OSS 117: Rio ne répond plus - FRA - Michel Hazanavicius
* Angels & demons - USA - Ron Howard
* Valkyrie - USA - Bryan Singer
* Espions - FRA - Nicolas Saada
* Safari - FRA - Olivier Baroux


Foto: Praga, maio de 2009, em dia de congestionamento de pedalinhos.

1 comment:

EM OFF said...

oie Birman, não sabia que vc era cinéfilo. Que bom! Assim não pensa em TI 24 horas por TI e ainda pode tirar inspirações do cinema e, quem sabe até, implantar na empresa.

então, sobre Coco avant Chanel, embora o final dê uma interrompida brusca do tipo "gente, vamos ficando por aqui", eu gostei de ver o antes, embora eu saiba que há mais histórias do que o mostrado.


Acho que um filme sobre a Chanel só ficaria bom se durasse 4 horas. E a Audrey, como ela é aí na frança? uma estrela?

bjo,
Françoise
http://francoiseterzian.blog.uol.com.br