Depois da hibernação de agosto, em setembro, recomeçamos tudo num ritmo frenético. Afinal, o semestre inicia-se hoje e só faltam quatro meses para acabar o ano!
Um fato bem típico e amplamente divulgado por aqui é a reentrada literária. De setembro até novembro, surge uma avalanche de novos títulos, debates na TV, suplementos especiais nos jornais e revistas e também os resultados dos grandes concursos literários do idioma francês, dentre os quais o principal é o Goncourt.
Apesar de todos fenômenos culturais (globais) que promovem a troca dos livros tradicionais por outros meios de informação, na França, o livro continua uma sólida instituição. Vendendo muito. Os autores franceses, idem. Sem dúvidas, uma fonte de vitalidade para o isolado idioma francês. Mas, isto é assunto para o próximo post.
Fotos: Acima o Duomo, obra essencial da Renascença, assinada por Brunelleschi e Giotto, entre outros. Na foto abaixo, a visão a partir do seu campanário, para se ter uma noção do tamanho do conjunto em relação ao resto da cidade.
No comments:
Post a Comment