Saturday, September 26, 2009

Millau 1

Millau é uma pequena cidade do sudoeste francês. Até o começo da década, era conhecida apenas por ter sido o local, onde José Bové lançou o esporte de destruição de McDonalds. Hoje, esse esporte não está mais na moda. José Bové está um pouquinho mais responsável. E Millau vai bem, obrigado.

Millau fica no vale do Tarn. Um belo lugar com gargantas e desfiladeiros a caminho da Espanha. A rota Clermont-Ferrand/Montpellier, por exemplo, atravessava o vale por um percurso tortuoso e demorado. A enorme vontade política de se unir a Europa e deixá-la mais competitiva inclui a renovação da sua malha viária. Daí, o majestoso Viaduto de Millau, que passa sobre o vale do Tarn e está quase sempre sobre as nuvens. Com o viaduto, a viagem Paris/Barcelona ficou cerca de uma hora mais curta.

O maior pilar do viaduto possui mais de 340m, algo entre a Torre Eiffel e o Empire State. Sem dúvidas, o mais alto do mundo. A brilhante realização técnica foi coroada com o magnífico desenho do arquiteto britânico Norman Foster.

Não menos impressionante do que a obra é a sua gestão. Num país em que o Estado põe o dedo em tudo, o viaduto foi bancado pela iniciativa privada, que será reembolsada através de uma concessão de 75 anos. Mais de 20 milhões de veículos já cruzaram o viaduto desde a inauguração no final de 2004.

O viaduto custou 400 Milhões de euros e foi construído em três anos. Números relativamente modestos para tamanha realização.



Foto: Interrompendo a série de fotos da Toscana (voltarei mais para frente), compartilho com vocês fotos tiradas hoje mesmo em Millau.

No comments: