Sunday, January 31, 2010

Pactos diabólicos 2

Ao atribuir a tragédia haitiana a fatores religiosos, o pior erro de Pat Robertson foi esconder a sua verdadeira causa. O caos social, político e econômico em que se encontra aquele país é fruto de uma das piores experiências coloniais do planeta. O Haiti passou pelas mãos da França, Inglaterra, Espanha e até dos EUA. O escravagismo foi um dos mais cruéis. Foram 500 anos de pura exploração.

A mistura de africanos, nativos, brancos e mestiços geraram inúmeras convulsões sociais. Algo tão terrível que a população haitiana vem fugindo do seu país há séculos, como mencionei no post anterior.

A história do Haiti nos faria agradecer pela herança lusitana, que notoriamente não é grande coisa. Como diria o Lula, o Diabo do Haiti é branco e tem ohos azuis.



Foto: Em 2009, aproveitei o sol até os últimos dias. Fui à Provence no final de outubro, durante a semana da Toussaint (Todos os Santos). Depois disso, frio e muita neve. A foto mostra o famoso Château de Lourmarin. O aspecto é fundamentalmente renascentista (século XV), embora tenha sido construído a partir de uma fortaleza do século XII. Hoje, é um importante centro cultural da região.


No comments: