Saturday, January 30, 2010

Pactos diabólicos 1

O Brasil e o Haiti conheceram o mesmo processo de sincretismo religioso, que misturou os rituais africanos ao catolicismo. Apesar da conversão imposta pelos franceses, os escravos finalmente preservaram suas práticas, que vigoram no Haiti até os dias de hoje.

Por circunstâncias históricas, o Vodu acabou sendo muito mais conhecido no Ocidente do que a Umbanda e o Candomblé. Uma das razões é a diáspora haitiana, que levou a sua cultura para diversos países, sobretudo os Estados Unidos. O Vodu é conhecido e temido. Grandes escritores usaram a sua imagem para dar um toque de terror às suas obras.

Baseados nessa fama, alguns jornalistas entrevistaram líderes religiosos do Haiti após o violento terremoto. Eles afirmam que os Deuses sabiam da tragédia de antemão. E complementam: "Tentaram avisar o povo do Haiti, que não entendeu a mensagem."

Cada um que interprete a resposta dos pais-de-santo haitianos de acordo com a sua religiosidade. Eu acho de uma tremenda cara de pau. Mas, fico por aqui. Não dou a menor bola para o Vodu. Bem, agora me lembrei que sumiu uma caixa de agulhas aqui em casa. Pensando bem, melhor corrigir este post...


Foto: Ainda em Salon de Provence e seu castelo encravado no centro da cidade, o Château de l'Empéri, do século IX.

No comments: