Saturday, February 13, 2010

Carnaval em branco


Na França, o Carnaval vai passar em branco. Continua nevando. Nesses três anos, foi sem dúvidas o inverno mais rigoroso. Não pelos picos de baixas temperaturas, mas pelas nevascas e pela longa ausência do sol. Enfim, tive de enfiar o pé na neve para sair de casa durante algumas semanas.

Se não tem Carnaval, pelo menos tem férias. Fevereiro é o mês das "férias de esqui". São duas semanas de repouso para pais e filhos. E como quase todo mundo vai para os Alpes, o país teve que se organizar. As férias de fevereiro e abril são escalonadas. A França é dividida em três regiões e, a cada semana, uma entra em férias.

As estradas que levam às estações de esqui são estreitas, pois contornam as montanhas. Assim, a viagem não é tão diferente daquelas que os paulistanos tanto conhecem, quando vão às praias nos feriados prolongados.

Graças ao inverno rigoroso, as estradas estão ainda mais difíceis, com neve e as perigosíssimas placas de gelo. Os estoques públicos de sal acabaram (usado para evitar a formação das placas sobre as estradas). Estão misturando areia no sal! Talvez seja uma oportunidade para quem esteja louco para deslizar sobre a neve. Pode começar a fazê-lo dentro do carro, bem antes de chegar à estação. Bon courage!


Foto: Na Provence, a ponte romana Julien, do ano 3 AC. Ela faz parte da antiga Via Domitia que ligava Narbonne a Turim. Até 2005, ainda passavam carros sobre ela! Ou seja, mais de 2000 anos de exploração.




No comments: