Monday, March 1, 2010

Enquanto isso, na TV francesa... - Parte 1


O excelente canal de TV franco-alemão "Arte" possui um programa sobre filosofia, apresentado pelo "pop-star" da academia francesa, Raphaël Enthoven, ex-genro de Bernard-Henri Lévy. Eu assisti a um único programa no final de 2009. O tema era a utopia, com a participação de Frédéric Rouvillois, um estudioso de temas sócio-políticos.

Em um dado momento, a partir de uma foto de uma torcedora brasileira com a nossa bandeira, apresentador e convidado passam a discutir o contraste entre lema "ordem e progresso" e a realidade do Brasil. A mensagem positivista de Auguste Comte é associada ao conceito de utopia, em total oposição à imagem de "caos" que o Brasil construiu durante sua história.

O apresentador chega a dizer que o Brasil é uma "zona" ("Le Brésil c'est le bordel"). Aos mais sensíveis, digamos que foi um recurso didático. De qualquer forma, ainda precisaremos de muito tempo para provar que De Gaulle estava errado e que o Brasil é um país sério.

A propósito, o jovem filósofo é o pai do filho da Carla Bruni (Aurélien).

Eis os links para o programa: Em francês e alemão.


Foto: Há duas semanas, aproveitei a vinda de colegas brasileiros para conhecer um restaurante a 15 minutos de Lyon (Le Cascade). Acima, o conjunto hotel-restaurante. Abaixo, o seu entorno.



1 comment:

Felipe Pait said...

Ex-genro? Pai do filho da outra do baixinho? Qual país que é uma putaria mesmo?