Thursday, February 25, 2010

PIGS

Provavelmente, as imagens das manifestações na Grécia já tenham chegado ao Brasil. São protestos contra o rigoroso aperto orçamentário imposto pela União Européia (UE) ao país, a beira de uma convulsão social.

Também estão na imprensa européia, as histórias de um país totalmente entregue à corrupção, colocando-se em dúvidas a sua própria adesão à UE. Para quem é do tipo corajoso, as férias de verão nas ilhas gregas estarão um pouco mais em conta em 2010.

Os problemas da UE não terminam por aí. O grupo dos "PIGS" (Portugal, Itália, Grécia e Espanha) é fonte de preocupação constante e ameaça o futuro da UE. Esses países aproveitaram-se muito bem dos primeiros anos da Eurolândia, mas agora estão em franca recessão. A Espanha tem 4 milhões de desempregados e uma senhora bolha imobiliária.

Vale notar que a economia está dando sinais de retomada, porém insuficiente para resolver o problema. Aqui entre nós, muitos outros países da UE estão no mesmo barco.

Como se diz na Europa, a disciplinada e forte Alemanha carrega todo mundo nas costas. O verdadeiro castigo da Alemanha não foi a sua destruição ao final da Segunda Guerra. Eles terão de trabalhar para sustentar os PIGS e o resto da Europa para sempre. "Arbeit macht frei".


Foto: Uma última tomada do Château de Pierreclos, na Borgonha.

No comments: