Thursday, March 18, 2010

Grand'O

As águas minerais francesas são bem conhecidas fora do país. Assim como na Itália, há uma tradição em torno da água mineral. Nada como uma água de qualidade para acompanhar um bom vinho. Aliás, estou à base de água e vinho há três anos. Confesso que traí a França muitas vezes, pois a San Pellegrino é muito consumida por aqui.

Como eu disse há algum tempo, a água da torneira também é presença constante na mesa do francês. Particularmente em Lyon, a água encanada é de ótima qualidade e abundante. Há uma grande reserva florestal ao pé dos Alpes, que supre as fontes da cidade. Enfim, não é necessário um intenso tratamento químico. Não podemos dizer que seja água mineral, mas não está muito longe disso.

Consciente do fato, a região de Lyon quer estimular ainda mais o consumo da sua água. Como diz o anúncio, é saudável, econômico e contribui para o desenvolvimento sustentável. Para começar a afirmar a sua diferença em relação às demais cidades francesas, a água de Lyon ganhou uma marca: Grand'O de Lyon. "O" pronuncia-se como "eau", água em francês.

Agora sim, na hora de pedir água da torneira, podemos falar sem hesitação: "Monsieur, Château-La-Pompe 2010, s'il vous plaît!"

Foto: Foto da tranquila vila de Arlay, ligada ao castelo de mesmo nome, perto da cidade de Lons-le-Saunier, na Franche-Comté.

1 comment:

Felipe Pait said...

Em NY, onde a água de torneira é melhor que a engarrafada, pedia-se afrescalhadamente um Sangiuliani nos tempos do prefeito antigo. No Brasil é uma luta para conseguir que o garçom encha um copo na torneira. Os amigos também se avexam de sentar do lado de uma pessoa que bebe água sem marca em público, pode perder a casta, é como sentar do lado de alguém que não tem carro.