Saturday, May 1, 2010

Moedas e dominós

Definitivamente, o mundo está mudado. Há poucos anos, no efeito dominó que derrubava a economia mundial, a peça do Brasil sempre caía. Não importava onde a crise começava, que o Brasil e seus camaradas estavam sempre entre as vítimas. Agora não.

A partir deste domingo, o mundo começa salvar a Grécia, pois se esta peça cair, o estrago na Europa será considerável. Portugal, Espanha, Itália e Irlanda são os próximos da lista. Veja o meu post de 25/2/2010: 'PIGS'.

Na Europa, a divisão é clara. Os alemães não gostam da ideia de ajudar um país desorganizado e mal administrado. São minoria. Todo o resto da Europa, com economias debilitadas, prefere conter o efeito dominó.

Acho que não veremos o renascimento do dracma algum dia. Temo que não possa dizer o mesmo do marco alemão.

Para minha surpresa, muita gente confunde União Européia (UE) com Zona do Euro (no bom sentido). A UE é uma grande conquista da humanidade, que fomenta a paz e a integração do continente. Nem todos os países da UE aderiram ao Euro. Precisamente, 16 dos 27 membros da UE integram a chamada Eurolândia. Se a UE é uma unanimidade, o euro desperta uma grande divisão entre os economistas.


Foto: Bayonne em dia de festa. A banda estava vestida com cores africanas, mas o som era europeu.
Post a Comment