Wednesday, June 10, 2009

Era uma vez um muro


Parece que foi ontem. E lá se vão vinte anos desde a queda do Muro de Berlim. Já temos uma nova geração que nasceu e viveu sob regimes democráticos na República Checa, Eslováquia, Hungria, Polônia, Alemanha (oriental) e nos países bálticos. Esse é o tema do vídeo oficial da Comissão Européia, que divulguei ontem no Facebook.


Os poloneses não gostaram do vídeo, pois ele passa por cima de Walesa e Wojtyla. Deveriam ter dado uma colher de chá para eles. Vamos consolar os polacos, não deve ser fácil ter um papel tão marginal na nova Europa.

O fim da ocupação soviética, a democratização e a integração desses países à União Européia merece muita comemoração. Apesar da sangrenta desintegração da antiga Iugoslávia, a saga da União Européia é uma conquista da humanidade como um todo. Vejamos a História e contemos quantos anos França, Inglaterra, Alemanha e Espanha não estavam guerreando entre si.



Fotos: Acima, no centro de Praga, um painel com a cronologia dos acontecimentos nos principais países da então chamada cortina de ferro, desde a criação do muro até a sua destruição.
Abaixo, apenas para não perder a oportunidade, vamos de Praga para Berlim. Eis uma foto tirada sábado passado em plena Potsdamer Platz, onde estão preservados alguns segmentos do famoso muro. Reparem que as áreas vazias que ficavam próximas a ele foram devidamente reurbanizadas.


No comments: