Wednesday, August 12, 2009

Bio

Ainda falando em comida, a onda dos produtos orgânicos também é bem significativa por aqui, onde são conhecidos como "bio". Na realidade, é mais do que um nome. Bio é uma marca controlada pelo governo que garante a origem do produto.

Recentemente, colocaram fogo no debate sobre os produtos bio, razoavelmente mais caros do que os comuns. Cientistas ingleses mostraram que não há diferenças nutricionais significativas entre os produtos orgânicos e os demais. Contudo, a diferença relevante está no processo de produção agrícola em si, que usa menos recursos naturais e evita os defensivos sintéticos. Enfim, é o planeta que agradece.

Desde que cheguei aqui, sempre comprei alguns produtos bio. Como não conhecia quase nenhuma marca local, foi uma referência.

Quem também agradece é o bando de José Bové. Passaram boa parte da vida queimando McDonalds sem saber como salvar o pequeno agricultor não competitivo. A solução é o bio “made in France”. Como uma poção mágica enviada pelo remoto Panoramix ao líder agrário Bovix.


Foto: Mais uma tomada de Annecy na Savóia. Tem pelo menos dois leitores deste blog que já estiveram por lá e a consideram entre as suas cidades preferidas!

Post a Comment