Monday, October 19, 2009

La Cage aux Folles

La Cage aux Folles está de volta! Pude assistir ao espetáculo neste domingo em Paris. Apresentar a Gaiola das Loucas é desnecessário. Graças ao sucesso dos filmes inspirados na peça, um dos marcos do teatro francês dos anos 70, a história é bastante conhecida.

O elenco original tinha Jean Poiret (o autor) e Michel Serrault. Este último fez dupla com Ugo Tognazzi na primeira adaptação cinematográfica. A produção foi italiana pois a temática do filme ainda causava um certo constrangimento na França.

O filme teve duas continuações e um "remake" americano de Mike Nichols, com Robin Williams e Gene Hackman. Talvez, esse ainda esteja na memória de alguns dos leitores deste blog.

Mesmo tendo visto as duas adaptações para o cinema, o espetáculo ao vivo é especial. Além do mais, é começo de temporada, então o elenco é de primeira. E o público também. O casal Sarkozy estava na mesma sessão. Nada como um espetáculo duplo: A Gaiola das Loucas no palco e A Bela e a Fera na platéia!


Foto: Uma tomada da Igreja Santa Catarina, em Honfleur. Restam poucas igrejas de madeira na França e esta é a maior delas. Notem que o campanário fica separado do resto da igreja. A construção começou no século XV, mas muita coisa foi acrescida ao longo dos dois séculos seguintes. Foi feita em madeira, pois a comunidade local, castigada pela Guerra dos Cem Anos, não tinha outra opção.

No comments: